O que pode levar à extração ou perda de um dente?
Sabemos que perder um dente é um fato extremamente desagradável. Além de afetar a qualidade da nossa mastigação e expor a gengiva ao contágio de várias doenças, a pessoa perde a vontade de sorrir.
Pode até parecer algo simples, mas com o tempo, pessoas que não sorriem podem desenvolver sérios problemas psicológicos como baixa autoestima e até mesmo graves quadros depressivos.
Apesar da ausência dos cuidados com a saúde bucal ainda ser o principal motivo para a perda dos dentes, existem uma série de situações que podem ocasionar uma extração. A seguir, separamos algumas delas:
Periodontite
A periodontite é o estágio crítico decorrente da gengivite. Essa doença acontece quando o paciente não faz consultas periódicas para remover o acúmulo de placa ou não usa devidamente o fio dental.
+ Periodontia
Esse acúmulo de placa bacteriana compromete a raiz do dente e, se não for tratado com urgência, pode afetar toda a estrutura de sustentação, obrigando assim a extração.
Cáries profundas
As cáries, caso não sejam tratadas no início, podem alcançar alguns tecidos mais profundos do dente, podendo atingir sua região central, que chamamos de polpa dental.
Quando a polpa é contaminada, o paciente precisa fazer o tratamento de canal, caso contrário, essa parte interna do dente pode morrer, levando à extração.
Dentes inclusos
A falta de espaço causada pela má oclusão pode fazer com que alguns dentes não consigam erupcionar (nascer). Essa condição pode comprometer a raiz dos dentes vizinhos e obrigar a extração.
Além disso, os dentes inclusos, caso não sejam removidos, podem trazer inúmeros problemas como a formação de cistos e até tumores.
+ Ortodontia
Lesões acidentais
Estamos sempre vulneráveis ao acaso. Às vezes, um passo em falso na rua pode causar uma lesão grave que compromete não só a coroa do dente, como também toda a sua estrutura.